sexta-feira, 8 de julho de 2011

Curiosidade sobre o Lixo Eletrônico


      
O rítmo acelerado dos avanços tecnológicos no campo dos dispositivos eletroeletrônicos tornam os equipamentos, em pouco tempo, ultrapassados e ineficientes frente as exigências de seus usuários, que optam por trocá-los por modelos mais novos. Esta situação pode ser observada tanto em residências, quanto em escritórios, escolas e empresas, e inclui os mais variados equipamentos, tais como: computadores, equipamentos de telecomunicação, diversos equipamentos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares, entre outros.
Os equipamentos rejeitados são, na maioria dos casos, reduzidos à condição de lixo e têm como destino o lixo comum, chegando aos aterros sanitários ou lixões. Aproximadamente 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados todo ano no mundo, representando 5% de todo o lixo gerado pela humanidade. As conseqüências para os seres humanos, animais e ambiente são graves, pois esses equipamentos possuem diversas substâncias e elementos químicos extremamente nocivos à saúde, principalmente os metais pesados. As pessoas podem se contaminar pelo contato direto, no caso de manipulação direta de placas eletrônicas e outros componentes perigosos dos eletroeletrônicos nos lixões a céu aberto.

sexta-feira, 1 de julho de 2011


Esse brinquedo serve para a aula de Educação Física para exercitar os braços levemente.E é chamado de vai e vem.




Esse Patis feito de materias reciclaveis serve também para exercitar os pés.E também pode ser usado em uma aula de Educação Física como um brinquedo esportivo.


Esse jogo,é fundamental para aprendizagem,ter inteligencia e principalmente ter a  pratica do jogo e é um jogo educativo.


Novo esporte utilizado na Educação Física feito de material reciclável e  muito praticado pelas crianças e é chamado de Frescobol.





sexta-feira, 17 de junho de 2011

Viver sem preservar o ambiente é como viver em um mundo inexistente!

O que é reciclagem?
Reciclagem, é um meio, que tem por finalidade usar materiais que se tornariam lixo, sem nenhuma utilização, coletá-los, separá-los e processá-los, para que possam ser usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.


Como reciclar?


Passo a passo:

1. Procure o programa organizado de coleta de seu município ou uma instituição, entidade assistencial ou catador que colete o material separadamente. Veja primeiro o que a instituição recebe. Não adianta separar, por exemplo: plástico, se a entidade só recebe papel.

2. Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis e dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico.

3. Veja exemplo de materiais recicláveis:
- Papel: jornais, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.
- Vidros: garrafas, copos, recipientes.
- Metal: latas de aço e de alumínio’, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel alumínio.
- Plástico: garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.

4. Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis até a hora da coleta. Antes de guardá-los, limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente. Para facilitar o armazenamento, você pode diminuir o volume das embalagens de plástico e alumínios amassando-as. As caixas devem ser guardadas desmontadas.

Atenção:
Os objetos reciclados não serão transformados nos mesmos produtos. Por exemplo, garrafas recicláveis não serão transformadas em outras garrafas, mas em outros materiais, como solados de sapato.

Por quê reciclar?

A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.  
* Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.
* Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.
* O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas,etc.  
Tipos de Lixo :
-         Doméstico (alimentos)
-         Industrial (carvão mineral, lixo químico, fumaças)  
-         Agrícola (esterco, fertilizantes)  
-         Hospitalar  
-         Materiais Radioativos ( indústria medicina...)  
-         Tecnológico (TV, rádios)  

Filme brasileiro que fala sobre o lixo



O filme brasileiro “Lixo Extraordinário” foi indicado para o Oscar de melhor documentário, em janeiro de 2011. O documentário fala sobre a vida das pessoas e comunidades que vivem em função da coleta de lixo em lixões. Uma das coisas mais interessantes de ‘O Lixo Extraordinário’ é que ele faz as pessoas pensarem sobre os resíduos que elas produzem, sobre o que elas deixam para trás no planeta. E eu acho que o cinema tem essa função de educar subliminarmente, de tentar conscientizar subliminarmente, sem dar ordens, sem dizer como é que é ou como é que não é, para a gente ter uma compreensão mais interessante do mundo em que vivemos e daquilo que fazemos. Acho que uma das coisas que o filme provoca quando ele termina é uma reflexão sobre o lixo que a gente produz. E essa função eu acho que é importante dentro do cinema, do entretenimento que sempre é divertido e que sempre procura emocionar. E provocar essa reflexão é fundamental.''

Pet in bol usa material reciclado e regras do vôlei.

 
 
Uma nova modalidade esportiva, que une atividade física com reciclagem, agita alunos de várias escolas. É o Pet in Bol, criado pelo inspetor de alunos .  O novo esporte utiliza materiais recicláveis como garrafas pet e cabos de vassoura e foi destaque.

“Uma das crianças pisou numa garrafa plástica de refrigerante, então, recortei a parte amassada, encaixei um pedaço de cabo de vassoura, coloquei uma bolinha de tênis dentro e fiquei jogando para o alto. As crianças viram e me pediram para fazer mais. De repente, todos quiseram e decidi inventar o jogo”

A garrafa pet cortada serve para encaixar a bola de tênis e arremessá-la para o alto. O Pet in Bol tem regras parecidas com o vôlei e pode ser jogado em quadra, campo ou na praia.

Separado por uma rede, cada lado pode ter de dois a seis jogadores. O objetivo da modalidade é passar a bola sem deixá-la cair. A bolinha não pode ficar com o jogador mais que cinco segundos e deve ser repassada para os integrantes do time três vezes, no máximo. A partida é disputada em pontos corridos, com três sets de 21 pontos.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

RECICLAGEM DE PLÁSTICO


O plástico é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do plástico reciclado.O plástico reciclado tem praticamente todas as características do plástico comum.

RECICLAGEM DE VIDRO


O vidro é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do vidro reciclado.O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder sua características e qualidade.

RECICLAGEM DO METAL

O metal é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Encontramos embalagens de metais, fios e outros produtos metálicos em diversos produtos. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do metal reciclado.O metal reciclado tem praticamente todas as características do metal comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade. O alumínio, por exemplo, pode ser usado sem limites. O aço após ser reciclado volta para a cadeia produtiva para ser transformado em latas e peças automotivas, por exemplo

DIFERENÇA DO LIXÃO E ATERRO SANITÁRIO

Aterro Sanitário é o processo de disposição final de resíduos sólidos , principalmente do lixo domiciliar , baseado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas.
Estas normas e critérios permitem a confinação segura do lixo, em termos de controle da poluição ambiental e proteção ao meio ambiente. 
Ao contrário do aterro sanitário, os lixões não atendem nenhuma norma de controle. O lixo é disposto de qualquer maneira e sem nenhum tratamento, o que acaba causando inúmeros problemas ambientais.  
O lixo a céu aberto atrai ratos que têm a sua capacidade reprodutiva aumentada devido a disponibilidade abundante de alimentos. Esses animais são transmissores de inúmeras doenças, tais como raiva, meningite, leptospirose e peste bubônica.





                                                             Lixão


                                           
                                               Aterro Sanitário

A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA

A importância da coleta seletiva

Com o crescimento das cidades, o lixo vem se tornando uma causa significativa das emissões de gases poluentes na atmosfera. Isso porque a ausência de políticas públicas para regular o problema (como, por exemplo, a construção de locais apropriados para receber esses resíduos e a implementação de programas de coleta seletiva) faz com que o volume de lixo acumulado em lixões emita cada vez mais gases do efeito estufa.



lixao
Menos de 3% das 240 mil toneladas de lixo geradas diariamente no Brasil vão para a reciclagem.

Mas o que pode ser feito para combater esse problema?
Um bom começo é seguir a regras dos três R's :  reduzir, reutilizar e reciclar. Preferencialmente, nessa ordem, pois de nada adianta reaproveitar o lixo se o nível de produção continua alto. Sendo assim, reduzir a geração de resíduos urbanos já é um bom começo, pois implica, necessariamente, uma redução no nível de consumo.
Pois bem, junto com o processo de diminuição do lixo vem a questão da reutilização e da reciclagem. É preciso sempre ter em mente que para a produção de todo e qualquer produto há um determinado gasto de energia. Assim, quando esses materiais não são reaproveitados, significa que há energia sendo desperdiçada, pois como dizia Lavoisier, “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo de transforma”.
Portanto, transformar o lixo em algo novamente utilizável é sem dúvida alguma mais vantajoso do que demandar produtos que necessitem de novos recursos e de mais energia (tirados da natureza).

SACOLAS FEITAS COM PAPEL RECICLÁVEL


Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.

RECICLAGEM POR MATERIAL

Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado

quinta-feira, 9 de junho de 2011

VASSOURAS DE GARRAFA PET GERAM RENDA .

Reciclagem é a palavra de ordem para preservarmos a natureza e garantirmos um mundo mais saudável. Quando esta ideia vem aliada a iniciativas empreendedoras, a credibilidade é adquirida não apenas pela responsabilidade sócio-ambiental, mas também pela inovação. Em Patos, sertão da Paraíba, as garrafas PET coletadas nas ruas, que antes iam parar no lixão, hoje geram renda não apenas para coletores, mas para uma rede de associados e suas famílias 

         A produção destas vassouras nestas unidades visitadas era bastante artesanal. Para iniciar a produção sustentável em Patos foi necessária a criação de máquinas e adequação de outras para otimizar a produção. Mecânico industrial de profissão, João Dias, convidado pelas instituições por reconhecerem suas habilidades, começou a fabricar, no quintal de sua casa, as máquinas. 

“Visitamos outras fábricas deste mesmo produto e estamos um pouco à frente em relação ao maquinário dessas outras. Buscamos nos aperfeiçoar ainda mais, chegando a restaurar algumas máquinas que eram utilizadas neste processo e fazendo melhorias nelas. Foi um investimento em longo prazo, mas que já nos tem rendido bons frutos”, comemorou João. 

O mecânico abraçou a ideia e descobriu no lixo uma opção de renda para ele e para a comunidade do município. Fabricando cerca de 100 vassouras por dia, com média de três a quatro pessoas operando na produção, o dinheiro arrecadado possibilita o pagamento de um salário mínimo para cada uma das pessoas envolvidas na fabricação do item e um lucro médio de R$ 1 mil para o administrador. 

Os resultados gerados em torno dessa produção tem sido satisfatórios, no que se refere um âmbito criativo, rentável e de estímulo à preservação do meio ambiente. Gerente da Agência Sebrae em Patos, Aldo Nunes, celebra o sucesso do negócio. “Importamos a tecnologia da fabricação e conseguimos fazer com que uma empresa de Patos passasse, não apenas a fabricar as vassouras, mas a ser produtora da máquina com um maior aperfeiçoamento".

sexta-feira, 3 de junho de 2011

"R" DE REDUZIR


O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos. Consumir não é necessariamente adquirir alimentos, e sim produtos para qualquer finalidade. Muitas vezes compramos coisas das quais não precisamos, e ficamos dias, meses e anos acumulando "tranqueiras" quando um belo dia decidimos renovar tudo (principalmente na passagem do ano, não é?) e jogamos todas as nossas "tranqueiras" fora.
Uma outra forma que aumentamos o lixo de casa sem muitas vezes perceber é comprando produtos revestidos com muitas embalagens que no final jogamos fora, ou com embalagens não-recicláveis, por exemplo o isopor.
Então por que não pensamos um pouquinho mais quando fazemos compra, se realmente precisamos das coisas que compramos, pois além de diminuir o lixo, muitas vezes estaremos economizando!

"R" DE REUTILIZAR



Após pensarmos em reduzir o que consumimos podemos agora procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Podemos reaproveitar os potes de sorvete para guardar comida, fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal, por exemplo papel machê. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaríamos diminuindo o lixo de casa!

REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR


Todos nós produzimos lixo. Geralmente não pensamos sobre ele: simplesmente o jogamos fora. Porém, o mundo está ficando sem espaço para guardar todo o lixo que se está acumulando. Se fica jogado por aí, ele se torna um risco para a saúde e é feio. Queimar o lixo polui o ar, e as cinzas, muitas vezes, são tóxicas. Às vezes, o lixo é jogado nos rios e lagos, poluindo a água. Freqüentemente ele é enterrado na terra. O lixo enterrado, muitas vezes, pode conter substâncias tóxicas que vazam no solo e poluem o abastecimento de água.
Há três coisas que podemos fazer para limitar o impacto do lixo sobre o meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar.

"R" DE RECICLAR


Após evitar consumir coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente.
A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.
A lata de alumínio é um exemplo do dia-a-dia de qualquer um, pois vemos que mal acabamos de tomar o refrigerante e já tem alguém interessado na latinha. Isso porque o Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas, e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda

OS TRÊS R's DO CONSUMO SUSTENTÁVEL

"Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades" (ONU, 1991, Nosso Futuro Comum)


O consumo consciente é um ato de reflexão antes do ato da compra ou do descarte de um produto qualquer.


Antes de praticar os 3 Rs que vão ajudá-lo no consumo sustentável, adote o R de REPENSAR.Verifique se o que você está comprando é necessário ou supérfluo, se é essencial para o seu bem estar ou se não passa de um impulso de compra.
Como praticar os 3 Rs da ecoeficiência:


REDUZIR:
Reduzir significa economizar de todas as formas possíveis. Numa sociedade onde quase todas as embalagens são descartáveis, é preciso repensar nas diversas maneiras de se combater o desperdício. Adote estas dicas:


.Procure sempre produtos mais duráveis;


.Compre apenas o suficiente para consumo, evite desperdício de produtos e alimentos;


.Reforme e conserte os objetos, no lugar de substitui-los por outros;


.Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não são recicláveis.


.Controle o uso da água: não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, passa o shampu ou ensaboa a louça. Abrir e fechar várias vezes é melhor do que deixar a água correr sem necessidade;


.Desligue a TV e apague a luz quando sair.


.Lance a moda de usar os dois lados do papel na hora de tirar fotocópias de documentos de grande volume.


.Use o verso de papéis impressos para fazer os seus rascunhos ou bloquinhos de recados.


.Recuse embrulhos e embalagens supérfluas na hora de fazer compras. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de lona para dispensar os saquinhos de plástico.


.Não jogue papéis, latinhas e bitucas de cigarro nas ruas, pois vão direto para os bueiros, causando entupimentos e enchentes. Os únicos responsáveis pela poluição das águas, mares, rios e lagos somos nós, a população.


Pilhas - substitua as pilhas comuns pelas recarregáveis, que têm um tempo de vida útil muito maior. Assim, você reduz o número de descarte de pilhas.


CDs - substitua a gravação de arquivos do seu computador em CD-R pelos CD-RW (regraváveis), que podem apagar e regravar várias vezes. Melhor ainda, prefira os pen drives: além de práticos de transportar, eles podem regravar e apagar os arquivos ilimitadamente. Você reduz muitos Cds que acabam indo para o lixo, quando não precisar mais daqueles arquivos que foram gravados.
REUTILIZAR: 
Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras. Veja alguns exemplos:


.Doe o que ainda pode ser usado por outras pessoas para brechós e instituições de caridade: roupas, sapatos, móveis, bijouterias, brinquedos, CDs, DVDs.


Livros escolares, romances, enciclopédias - Não jogue fora aquele livro que não quer ler mais. Doe para uma escola ou biblioteca pública. Tem muita gente que está procurando aquele livro que se encontra esquecido na sua estante.


.Aproveite tudo o que puder dos alimentos, economizando também nas quantidades. Talos, cascas e folhas de frutas, verduras e legumes são altamente nutritivos e, com um pouco de criatividade, podem ser transformados em pratos saborosos.
RECICLAR: 
Se não deu para reduzir nem reutilizar, a melhor solução é enviar as embalagens pós-consumo para a reciclagem.
Você sabia que 60% do seu lixo é reciclável, isto é, pode voltar ao seu ciclo de vida em forma de uma nova embalagem ou produto?
Garrafas de plástico, embalagens de produtos de limpeza e higiene, latinhas de ferro e alumínio, embalagens longa vida, jornais, revistas, folhetos, papéis e óleo vegetal usado podem ser encaminhados para as empresas recicladoras.
Como fazer? Veja se o seu edifício adota a coleta seletiva de lixo: você separa dentro de casa os materiais recicláveis, a equipe de limpeza recolhe e armazena.
Depois, é preciso entrar em contato com um sucateiro que vai ao seu condomínio comprar estes materiais.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

JÁ EXPERIMENTOU REUTILIZAR SEU LIXO E ASSIM COLABORAR COM O NOSSO MEIO-AMBIENTE ?



Há quem defenda, entretanto, que lixo não existe. Por mais estranho que possa parecer, a teoria pode fazer sentido, se considerarmos que quase tudo que destinamos às nossas lixeiras poderia, de uma forma ou de outra, ser reaproveitado. A partir dessa aposta, cada dia mais tem se desenvolvido tecnologias capazes de reinserir matérias-primas na cadeia produtiva, diminuindo a exploração de recursos naturais, reduzindo o consumo de energia, diminuindo a poluição do solo, da água e do ar e ainda prolongando a vida dos aterros sanitários. Nesta onda, pneu vira asfalto, pet vira roupa, restos de comida se transformam em adubo, caixa de leite vira telhado e assim por diante. É essa hora que entra a idéia de reutilização de materiais. Reutilizar é prolongar a vida útil dos produtos. Com um pouco de criatividade é fácil descobrir novas utilidades para um monte de coisas que poderia virar lixo. Reutilize envelopes, potes de vidro ou plástico. Use o verso das folhas de papel para imprimir ou como rascunho. Doe roupas, móveis, aparelhos domésticos ou brinquedos que possam ser reaproveitados por outros. Venda ou doe no ferro-velho os aparelhos eletrônicos quebrados.
Se desfaça daquilo que não vai mais lhe servir. Tente doar para quem reutiliza. Colabore com nosso meio ambiente reutilizando aquilo que não lhe é mais útil.